Você está aqui

Gincana

Gincana Comunidade Educativa

Gincana Comunidade Educativa, tem como estratégia de mobilização um conjunto de atividades realizadas dentro e fora da escola com o objetivo de dar subsídios para que a comunidade se fortaleça e passe a atuar em prol da melhoria da educação. A comunidade educativa é formada por gestores da rede pública de ensino, professores, funcionários, diretores, coordenadores, alunos, familiares, voluntários da comunidade e instituições do entorno.

Como esse envolvimento vai se consolidando ao longo do tempo, a Gincana é organizada na forma de percursos anuais durante quatro anos, que começam com ações mais simples, até chegar a um comprometimento maior e mais profundo de toda a comunidade educativa na busca por uma educação pública de qualidade.

 Atores da gincana:

  • Estamosaí: representantes das Secretarias de Educação e Diretorias de Ensino de SP e ES.

  • Apoiaí:  gestores, professores e/ou coordenadores que tem o papel de articulador para facilitar o andamento das tarefas na escola

  • Falaí: é formado por crianças e adolescentes com vontade de organizar a comunicação  e mobilizar outros atores na Gincana.

  • Comissão Organizadora:  responsável pela gestão da Gincana dentro da escola (formado por um grupo formado na 1ª visita das Coordenadoras na escola)

  • GT (Grupo de Trabalho):  são todas as pessoas que participam no apoio e organização  tarefas (professores, alunos, pais, familiares, funcionários, voluntários)

  • Comitê de Aprimoramento: formado pela equipe da FOCO e um representante por escola com experiência de pelo menos dois anos na Gincana e tenha sido convidado pelas Coordenadoras do Rede Escolaí.

 Oficinas:

São realizadas duas oficinas regionais ano para apoiar o desenvolvimento da Gincana da Comunidade Educativa nas escolas: uma oficina com o tema “Comunicação” e outra de “Mobilização”.