Você está aqui

EMEIEF Maria Veloso Calmon

cidade: Guarapari, ES

Nº de alunos: 500

Mídias sociais

Percurso IV > Tarefa interna

“Quanto custa um filho”

Outubro 24, 2017

Buscando alternativas para solucionar os problemas apontados pelos indicadores educacionais a escola planejou e desenvolveu várias ações, dentre elas o projeto onde os alunos tiveram que adotar um pintinho. Durante o período de 06/10 a 25/10, nossos alunos  participaram do “Projeto: Quanto custa um filho” no qual os estudantes ficaram responsáveis por cuidar de um pintinho como se fosse um filho. É mais uma forma de trabalhar a prevenção à gravidez precoce dentro da disciplina de matemática, onde eles terão que fazer as anotações e cálculos dos recursos utilizados durante o projeto.  Eles cuidaram das aves durante 18 dias - em casa e também nos intervalos das aulas - e registrar toda a experiência em um diário. O que envolveu toda a família.

Os  professores  deram as orientações e regras a serem seguidas. Depois, eles passaram a alimentar os pintinhos, aquecê-los, fazer a limpeza das caixas de papelão onde vivem e registrar tudo em um diário.

O projeto é importante também para os pais aproveitarem a oportunidade para conversar com os filhos a respeito do assunto que ainda é um tabu em algumas famílias. Os resultados foram apresentados no dia 25/10, quando as famílias foram convidadas a vir à escola para prestigiar seus filhos.

Dentre nossos objetivos estão:
"• Encarar a matemática de uma maneira mais natural, para que ele seja capaz de construir o seu próprio conhecimento matemático. 

• Perceber que o estudo da matemática nos leva a evoluir como cidadãos, conseguir compreender melhor tudo o que acontece em nosso planeta, ampliando assim a nossa visão de mundo. 

• Desenvolver o seu raciocínio lógico e estimular a sua curiosidade. 

• Interligar o estudo da matemática com seu cotidiano, perceber a presença da matemática em tudo que fizermos. 

• Desenvolver e resolver situações-problemas, criando e elaborando técnicas de resolução válidas no encontro das soluções. 

• Interagir todas as vertentes da matemática, ou seja, ver relações entre a geometria e a álgebra, entre as quatro operações e os números e etc. 

• Saber comunicar matematicamente, ou seja, utilizar corretamente os símbolos matemáticos."



Fotos