Você está aqui

Percurso I > Tarefa 4

A história coletiva

Quem é você, Marinalva?

Agosto 7, 2018

A filosofia diz que as coisas, pessoas e objetos só existem a partir do momento que lhe atribuímos um nome, uma marca. A verdade é que somos seres simbólicos. O nome é uma marca, algo que nos define, que nos faz existir. Foi pensando nisso que criamos um ambiente reflexivo sobre o que o nome representa para nossas vidas.

Assim sendo, abrimos a oportunidade para que nossos alunos entrevistassem seus familiares em busca da história e das motivações que levaram os pais a escolherem o nome de seus filhos.

Em seguida, após o debate e a troca de informações, os alunos foram em busca do significado de seus nomes. Um mundo se abriu pra eles. Os alunos passaram pesquisar o nome das celebridades e vultos históricos.

Com isso, lhes foi proposto que pesquisassem sobre a Marinalva Aragão Amorim, sua história, profissão e a razão que culminou na escolha de seu nome para a escola. 

Foi uma experiência marcante. Os alunos aprenderam a pesquisar na biblioteca e no laboratório de informática, bem como em outros espaços de conhecimento, além de abrir espaço para a leitura de gibis e histórias em quadrinhos.

Fotos