Você está aqui

EMEF Darcy Ribeiro

Guarapari, ES

EMEF Darcy Ribeiro

cidade: Guarapari, ES

Nº de alunos: 823

Mídias sociais

Percurso IV > Tarefa externa

VIII Torneio Interescolar de Xadrez da Rede Municipal de Ensino

Aproximadamente 350 alunos de 19 escolas municipais participam esta semana do 8º Torneio Interescolar de Xadrez da Rede Municipal de Ensino. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação - Semed, por meio da Gerência de Projetos Educacionais – Gppe, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer – Sel.

As disputas acontecem no Complexo Esportivo e Cultural “Maurice Santos” e tiveram início na manhã desta quarta-feira (25) com o Ensino Fundamental II, nas categorias 6º a 7 º ano e 8º a 9º ano. E amanhã (26) ocorrem as disputas do Ensino Fundamental I, em categoria única com alunos do 1º ao 5º ano.

Para Claudio Ferreira, que participou da implementação do xadrez nas escolas e atua como Gerente de Esporte e Lazer no município, o evento ajuda a promover a modalidade e seus benefícios, além da importância na formação do cidadão.

“O xadrez é uma ferramenta pedagógica muito importante para crianças, adolescentes e adultos. É um esporte que pode ser praticado por qualquer idade e, sem dúvida vem ajudando no desenvolvimento escolar”, pontuou Claudio, que também é pedagogo, instrutor e árbitro de xadrez pela Confederação Brasileira de Xadrez – CBX, além de vice presidente da Federação Espiritossantense de Xadrez.

Ezack Uauth Mattos é coordenador do projeto xadrez nas escolas, desenvolvido no complexo dentro do programa Mais Educação, além de oferecer suporte para o desenvolvimento da prática dentro das escolas. Para ele, “o xadrez tem um papel muito importante que é fazer o aluno raciocinar e planejar. Esse pensar e planejar está diretamente envolvido na vida escolar, estimulando a concentração, o raciocínio lógico e as tomadas de decisão”.

 

Fotos