Você está aqui

E.E. João Amos Comenius

São Paulo, SP

E.E. João Amos Comenius

cidade: São Paulo, SP

Nº de alunos:

Mídias sociais

Percurso I > Tarefa 7

Cozinhando na Escola

Cozinhando na Escola

Agosto 25, 2018

Olha o pastel!

Comenius, em parceria com Rede Escolaí promove dia para que comunidade escolar cozinhe na escola.

Dia 25 de agosto de 2018 (sábado) foi dia de feira, não só nas ruas de São Paulo, como na E. E. João Amos Comenius onde alunos, professores e toda a comunidade escolar participaram de uma oficina e a proposta era cozinhar na escola e a partir disso desenvolver temas, antes presos à formalidade da sala de aula.

Fizemos o tão adorado pastel, mas nem sempre esses foram os planos, inicialmente planejamos fazer pão, estava tudo pensado, o pão era perfeito: é parte importante da cultura judaico-cristã tendo uma imensa simbologia em nossa cultura, era possível explicar o processo de fermentação. Mas, por não conseguirmos o fermento biológico trocamos por pastel.

O pastel, decisão feita no coletivo da escola, também é perfeito. Comida típica do sabadão paulistano é marca da diversidade cultural de nossa cidade, trazido pelos chineses no final do século XIX e difundido pelos japoneses que para cá vieram, foi possível trabalhar conteúdo sobre ácidos graxos (explicando sobre o óleo de soja) , gênero textual receita, divisão técnica do trabalho e a formação cultural da cidade de São Paulo com as já citadas imigrações, todos os temas levantados por nossa equipe de professores.

Foram 68 pastéis fritinhos na hora, os sabores oferecidos eram pizza, Romeu e Julieta e geleia de morango. Nossos chefs foram os alunos, professores e funcionários que puderam comparecer nesse dia tão gostoso da nossa escola.

Nossa, foi muito legal participar disso, nunca pensei que um dia eu ia cozinhar na escola, ainda mais pastel”, diz Silas Justino, nosso aluno do 8º ano.

Fotos