Você está aqui

E. E. Amador e Catharina Saporito Augusto

cidade: São Paulo, SP

Nº de alunos: 1200

Mídias sociais

Percurso I > Tarefa 3

As praças

Familia Aprendiz

Outubro 20, 2018

Na E.E. Amador e Catharina Saporito Augusto, há uma heterogeneidade de clientela, sendo que há poucos alunos de nível socioeconômico médio e a maioria médio/baixo.

Há um número grandes de alunos por sala, decorrente da atual conjuntura econômica-política, muitos problemas financeiros e sociais das famílias dos alunos, inclusive com o alto índice de desestruturação familiar, interferindo na vida escolar, na medida em que, alunos pequenos ficam sozinhos em casa pelo fato de que o pai e a mãe trabalharem fora ou na maioria dos casos, haver somente um responsável que tem que trabalhar para prover sustento. Quanto aos alunos do noturno, são trabalhadores pelas mesmas dificuldades financeiras da família, e também buscam sua independência financeira.

 Há diferenças também entre os alunos que já são ´´da casa´´ e os que vem de outras escolas, mesmo que particulares, em relação aos conteúdos e disciplina e formas de comportamentos. É necessário fazer um trabalho de retomada de conteúdo para que esses alunos transferidos possam acompanhar os que já são alunos da escola e também há necessidade de um trabalho de conscientização de disciplina escolar.

Pesquisa realizada em 5 salas, de diferentes series e períodos.

30% dos pais dos alunos possuem ensino fudamental.

50% dos pais dos alunos possuem ensino médio.

20% dos pais dos alunos possuem superior.

A aluna Daniele Marcedo Pereira do 2° TD (EJA), diz: ´´ Em 1999 mudei para outro país onde tive que parar os estudos e agora novamente no Brasil com minhas filhas maiores tive interesse em retornar aos estudos para obter mais oportunidades´´.

As filhas de  Daniele são: Giovanna Ayuma Pereira Matuda ( 6° ano A) e Thayna Miyuki Pereira Matuda (8° ano A), ambas estudam na escola Amador e Catharina Saporito Augusto.

Fotos